5 dicas para iniciar na Ioga

5 dicas para iniciar na Ioga

Cada vez mais os ocidentais têm buscado a prática milenar da ioga devido aos incontáveis benefícios que a prática traz para a mente, o corpo e as emoções. E não é por acaso que é trabalhada toda a saúde de uma forma integral, pois ioga envolve muito mais do que uma atividade física. Assim, para iniciar na ioga e obter todos os seus benefícios, leia e siga as dicas a seguir.

  1. Entenda o estilo de vida da ioga

Estilo de vida da ioga
A ioga leva ao desenvolvimento interior para a apreciação da vida.

Como mencionamos, a ioga não se trata apenas de uma atividade para o corpo. Este é somente um dos pilares que sustenta a ioga, que também envolve disciplinas, contribuições sociais, meditações e uma alimentação consciente.

O objetivo da ioga é iluminar todas as áreas da vida, possibilitando novas perspectivas de ser e estar, ao passo em que nos leva ao conhecimento interior com profundidade e gera uma apreciação leve de todo e qualquer momento.

No site Yoga em Casa, o instrutor de ioga, Gilberto Schulz, resume o resultado da prática contínua da ioga:

“Ao longo de uma vida de yoga bem sucedida, que não envolve necessariamente o desempenho em posturas, alcança-se uma satisfação em si mesmo que nos tira da condição de ávidos consumidores de objetos, situações e pessoas. Passamos a lidar e a desfrutar dos objetos, situações e a compartilhar momentos com as pessoas sem condicionar a eles nossa felicidade.”

  1. Conheça as diferentes linhas da ioga

Existem estilos de práticas bem diferentes dentro da ioga. Leia a seguir um pouco sobre cada um!

  • Hatha Ioga: é considerada a ioga clássica e é indicada para iniciantes por não trabalhar as posturas com muita intensidade; trabalha condicionamento, fortalecimento e flexibilidade.
  • Ashtanga Ioga: envolve apenas seis séries de posturas fixas, com o foco de serem desenvolvidas ao longo do tempo; trabalha com intensidade os asanas, proporcionando ganho de flexibilidade, força, equilíbrio, consciência corporal e alinhamento.
  • Vinyasa Ioga: deriva do Hatha e se apresenta como uma forma contemporânea e estimulante, pois trabalha sequências de movimentos como em uma coreografia; a prática gera consciência corporal, alinhamento, redução do estresse e equilíbrio entre corpo e mente.
  • Kundalini Ioga: é uma prática mais contemplativa e individual que trabalha bastante o lado espiritual; une asanas e respiração para o equilíbrio dos chacras, aumentando a consciência, o bem estar e a plenitude.
  • Raja Ioga: também é voltado para o trabalho da espiritualidade, além do emocional e do desenvolvimento pessoal; trabalha de forma intensa posturas desafiadoras.
  • Iyengar Ioga: seu principal objetivo é o aumento da consciência individual, corrigindo posturas e melhorando a qualidade de vida dos praticantes; as sequências costumam ser lentas e trabalhadas de forma bem concentrada individualmente.
  1. Procure um professor online ou espaço para praticar

Profissional de ioga
Não pratique sozinho, procure por um instrutor do estilo da ioga que escolher.

A ioga é praticada em espaços de atividades holísticas ou em academias, mas você também pode fazer aulas em casa. Nós, da Bodyfarma Nutrition, aconselhamos sempre a busca por um profissional. Por isso, não pratique sozinho.

Você pode pesquisar, ler e conhecer o estilo da ioga de forma individual. Mas prefira a prática com a supervisão de um profissional, que irá te guiar neste caminho de transformação e fazer com que a sua experiência com a ioga seja a mais proveitosa possível.

  1. Vá com calma nas posturas

Nas aulas de ioga, são aprendidas posturas chamadas “asanas”, que podem ser estáticas ou em movimento. Mas nem tente imitar os famosos em posições difíceis logo na primeira semana!

O nível iniciante de ioga costuma trabalhar primeiramente o reconhecimento das posturas para promover relaxamento e alongamento. E como a própria ioga prega sempre: “seja gentil com seu corpo, com você”. Portanto, respeite seus limites.

Exemplo de postura para iniciantes

5 dicas para iniciar na Ioga
Ilustração da posição do Guerreiro I

Um dos asanas que você pode conhecer logo no início da prática da ioga é o Guerreiro I, que pode ser visto na imagem acima. Apesar de simples, a posição exige uma boa dose de equilíbrio e estabilidade, além de ser trabalhada conjuntamente com a respiração.

  1. Consciência é a palavra mais usada na ioga

Cuide-se com a ioga
Traduzindo: “Cuidar de si próprio não é egoísmo”.

Seja para o despertar da sua consciência, para o desenvolvimento da consciência corporal ou para a conscientização dos seus atos até uma alimentação consciente, esta palavra é uma das que norteiam a prática da ioga. E neste sentido o equilíbrio é a chave para abrir a sua consciência.

E, para começar a transformação dentro de você, inicie hábitos mais saudáveis como reservar um tempo para você. Outra mudança que você deve fazer é não deixar que o seu organismo consuma qualquer alimento. A ioga prega que o nosso corpo é a casa mais sagrada que temos e, você sabe, em um ambiente sagrado, só deve entrar o que for digno.

Apoiando a alimentação consciente, a Bodyfarma Nutrition desenvolve soluções nutricionais pensadas para o bem estar, que são dignas do seu corpo e contribuem para seu estilo de vida saudável.

É o caso do Xylitol+, adoçante 100% natural que não tem substâncias tóxicas ao seu organismo. Enquanto Chocobon é um achocolatado natural que reforça a imunidade por conter vitaminas, minerais e DHA, sendo indicado para todas as idades. Vale a pena conhecer!

Xylitol+

Xylitol+ Plus

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Saiba mais”]

Chocobon

Achocolatado saudável Chocobon da Bodyfarma Nutrition

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Saiba mais”]

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!