Alimentação para prevenir o câncer

Alimentação para prevenir o câncer

Os primeiros estudos sobre o câncer apontavam para o fator genético como o único responsável pelo desenvolvimento da doença. Com o passar do tempo e o amadurecimento das questões relativas ao câncer, descobriu-se que o estilo de vida também está relacionado aos fatores de risco.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) na cartilha “Vozes pela Prevenção”, a nutrição inadequada é responsável por até 20% dos casos da doença nos países em desenvolvimento. O balanço geral do estudo é que um em cada três casos de câncer pode ser prevenido se a população se conscientizar e adotar uma alimentação saudável somada à prática regular de atividades físicas.

Tais ações ajudariam na manutenção do peso corporal, considerado o primeiro fator de risco da doença que pode ser prevenido. Além disso, a escolha dos alimentos é de extrema importância. Pois enquanto alguns ajudam a proteger o organismo do desenvolvimento de células cancerígenas, outros podem aumentar o risco. Conheça, a seguir, algumas dicas alimentares para a prevenção do câncer de mama e outros tipos.

Coma alimentos de verdade

Alimentação saudável para prevenir o câncer
Aumente a ingestão de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

Pesquisas mostram que o brasileiro está diminuindo a ingestão de frutas, legumes e verduras no dia-a-dia. Com a rotina puxada e a pressa no horário das refeições pode ser mais fácil adotar alimentos prontos e enlatados, o que é altamente prejudicial. Contudo, a praticidade não é o melhor caminho.

Por isso, faça questão de incluir na sua dieta alguns alimentos na sua forma mais próxima do natural. Aumentar, por exemplo, a quantidade e a variedade dos alimentos abaixo vai ajudar a aumentar as defesas do organismo contra o câncer:

  • frutas
  • verduras
  • legumes
  • grãos
  • sementes
  • feijão
  • castanhas

Qual a porção recomendada?

O mínimo recomendado para o consumo diário é de 6 porções de frutas, legumes e/ou verduras, variando ao longo do dia.  Assim, você não fica cansado do cardápio e ainda se mantém saudável, aumentando o poder do seu sistema imunológico contra várias doenças, inclusive o câncer.

Evite alimentos com agrotóxicos

Uma das melhores escolhas que você pode fazer para o seu cardápio é incluir alimentos orgânicos e agroecológicos na sua alimentação. Quando vendidos já prontos (ou quase prontos) para o consumo, eles estão contaminados com agrotóxicos, como milho, soja e até açúcar. Por isso, sempre que possível, faça compras em feiras livres, que trazem alimentos frescos e da safra da época.

Outra forma de consumir alimentos mais naturais é plantando você mesmo. Se você tem espaço em sua casa, faça uma horta no quintal para ter sempre temperos e verduras frescas. O mesmo dá para fazer em um espaço pequeno, como em uma jardineira na varanda do seu apartamento. Fica prático e o resultado é muito mais sabor para os seus pratos!

Fique longe dos processados

Apesar de absurdo, não deve ser novidade para você que um em cada quatro brasileiros adultos consomem bebidas prontas (açucaradas) em pelo menos cinco dias da semana. Além disso, o consumo de embutidos aumenta progressivamente na população, que busca opções mais rápidas e fáceis de preparar. Mas optar pelo mais rápido e mais fácil pode ter consequências graves…

Alimentos processados e bebidas prontas para o consumo são cheias de gordura, sal, açúcar e outros aditivos para sua conservação, e favorecem o aparecimento dos diversos tipos de câncer. Por isso, evite ao máximo (se possível, elimine da sua vida):

  • biscoitos recheados
  • salgadinhos empacotados
  • lasanhas e pizzas congeladas
  • macarrão instantâneo
  • refrigerantes
  • sucos e chás prontos em caixa

Faça as opções certas

Para fazer as escolhas mais saudáveis, leia os rótulos dos alimentos e, sempre que der, opte pelos alimentos frescos (sem rótulo). Uma boa forma de te estimular a preparar opções mais saudáveis é experimentando receitas novas, cozinhando para a família ou amigos em casa.

Alimentação saudável para prevenir o câncer
Cozinhar receitas novas em casa para a família ou amigos estimula o uso de novos ingredientes saudáveis

Não se engane com produtos light, diet e zero

Se você já acha que refrigerante zero, biscoito light e chocolate diet são mais saudáveis, lamentamos te desapontar. Todos os processados que trazem estes rótulos eliminam o açúcar em sua composição e fazem uma compensação que geralmente é com adoçantes artificiais. Esses, quando consumidos frequentemente, podem aumentar o surgimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

Por isso, observe a composição dos alimentos com menos ou nenhum açúcar. Para serem saudáveis, devem levar adoçantes naturais, como estévia e xilitol. É o caso de todos os produtos da Bodyfarma Nutrition. Além do adoçante natural Xylitol+ à base destes dois componentes, todas as soluções que oferecemos são zero açúcar e zero adoçantes artificiais, levando somente adoçantes naturais em sua composição.

Experimente o Xylitol+ da Bodyfarma!

E conheça também nossa linha completa de produtos em nosso e-commerce!

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!