Como a atividade física influencia no bem-estar emocional?

Como a atividade física influencia no bem-estar emocional?

Realizar atividade física regular traz inúmeros benefícios para a saúde, física, mental e emocional. Não é à toa que costuma ser uma recomendação frequente de médicos e psicólogos para pacientes em variadas condições. Estas prescrições são fruto dos diversos estudos realizados no decorrer das últimas décadas sobre os benefícios de se exercitar, entre os quais se destaca o maior controle emocional e o afastamento de distúrbios psicológicos, o que influencia o organismo em todos os aspectos da saúde.

Estudos sobre os efeitos da atividade física nas emoções

Além de ser uma alternativa para descarregar tensões e frustrações, a prática de exercícios físicos traz benefícios imediatos e também a médio e longo prazo. Confira alguns pontos benéficos da prática de atividade física, segundo pesquisas pontuadas pelo estudo brasileiro sobre o tema, publicado em 2002 na Revista de Educação Física da UFRGS.

Diminuição de ansiedade e depressão

Publicado no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, o estudo sobre as “Características Psicológicas de Corredores”, em 1982, comparou os níveis de ansiedade, depressão e hostilidade entre um grupo sedentário e outro que se exercitava e descobriu um nível muito mais baixo no segundo grupo. O mesmo resultado foi verificado em crianças em um estudo de 1985 no American Corrective Therapy Journal, que comprovaram a redução significativa dos níveis  de ansiedade nos praticantes de exercícios.

Atividade física reduz ansiedade em crianças
Crianças também se beneficiam da atividade física para redução da ansiedade.

Dois anos depois, outra pesquisa investigou a diferença da ação da corrida e do levantamento de peso sobre a depressão. O resultado foi publicado no Journal of Consulting and Criticai Psychology, trazendo uma complementação ao estudo anterior, que mostrou que, independentemente da atividade, a falta de exercícios físicos em geral é um fator importante no aparecimento dos sintomas relacionados à ansiedade e depressão.

Melhora da autoestima e mudança da autoimagem

Uma pesquisa brasileira de 1979, intitulada Saúde Total, avaliou e reconheceu os benefícios do exercício físico para a melhoria da autoimagem através de exercícios aeróbicos aplicados em homens de meia idade. Seguindo a linha de relacionar exercícios físicos e bem estar psicológico, também foi demonstrada a melhoria da autoestima, o autoconceito e a imagem corporal em uma publicação do British Journal of Sport Medicine em 1998.

Melhora do humor

Em 2001, uma pesquisa dos efeitos do exercício sobre o humor, encontrou como resultado uma melhora do temperamento ao realizar exercícios, o que reforçou a conclusão de outro estudo da década anterior (93), que concluiu ainda pessoas ativas fisicamente reagem de uma melhor forma perante fatores psicossociais de estresse.

Atividade física aliada à alimentação e vida saudável

Atividade física e alimentação saudável para as emoções
Atividade física e alimentação saudável transformam a mente e as emoções.

“O que pensamos gera emoções, mas o que comemos também gera emoções”.

– Montse Bradford –

A atividade física é uma prática do estilo de vida saudável que, aliado a uma alimentação regulada e a outras atividades, tem o poder de transformar a mente e as emoções. A seguir, confira alguns nutrientes que, quando consumidos, interferem diretamente na forma que sentimos.

Ômega 3 ou óleo de peixe

Ômega 3 é uma fonte de gordura saudável que aumenta o nível de serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias que geram a sensação de bem-estar. Desta forma, contribui para a diminuição dos sintomas de: ansiedade, depressão, insônia, fadiga, irritabilidade, concentração e memória.

Vitamina C

A vitamina C é altamente benéfica para o sistema nervoso, sendo uma vitamina para o cérebro. O maior efeito da vitamina C sobre as emoções é devido à diminuição da produção de cortisol, o que faz diminuir os efeitos do estresse no organismo.

Magnésio

Em um estudo clínico sobre o tratamento da depressão, constatou-se que o magnésio é tão eficaz quanto alguns medicamentos antidepressivos para a regulação do humor em tratamentos de distúrbios com manifestações leves a moderadas.

Todos os nutrientes em um único alimento

Achocolatado polivitamínico sem restrições
Chocobon, o achocolatado polivitamínico sem restrições de idade e consumo

 Na Bodyfarma Nutrition prezamos pelos ingredientes mais funcionais. O nosso achocolatado polivitamínico Chocobon é enriquecido com DHA (ômega 3) e contém ainda vitamina C e magnésio entre as 13 vitaminas ativas e 7 minerais quelados presentes em sua fórmula.

Chocobon é um alimento completo e perfeito para nutrir a família toda, já que não tem restrições de idade e consumo. Por isso, para a promoção de uma melhor saúde mental e emocional, tome Chocobon todos os dias!

Saiba mais sobre o Chocobon e adquira em nosso site!

Chocobon

Achocolatado polivitamínico Chocobon com DHA sem açúcar

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Comprar”]

 

Fontes das pesquisas citadas

FRANCIS, K. T.;CARTER, R. Psychological characteristics of joggers. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness., v.22, n.3, p.386-91, 1982.

DOYNE, E.J.;OSSIP-KLEIN, D.J.;BROWMAN, E.D.; McDOUGALL-WILSOM,L.B.;NEIMAYER,R.A.Running versus weight liftingin the treatment of depression. Journal of Consulting and Criticai Psychology, v.55,748-754, 1987.

BARKE, M., SMITH, R. G. Alterationinanxietyof children after exercise and resl American Corrective Therapy Journal, San Diego, v. 39, n.4, p. 90-94, 1985.

COOPER, K. Saúde total. 2. ed. Rio de Janeiro: Entrelivros Cultural, 1979.

SCULLY,D.,KREMERJ.,MEADE,M.M,GRAHAM,R., DUDGEON, K. Physical exercise and psychological wellbeing. A Criticai Review. British Journal of Sport Medicine. v.32, n.2, p.111-120, 1998.

LANE, A. M.; LOVEJOY, D. J. The effects of exercise on mood changes: the moderating effect of depressed mood. Journal o/Sports Medicine and Physical Fitness. v.4l,n.4, p.539-545, 2001.

WYKOFF, W. The psychological effects of exercise on nom clinical population of adult women. Occupational Therapy in Mental Health. New York, v.12, n.3, p.69-106, 1993.

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!