Dor de cabeça: alimentos que provocam e aliviam

Dor de cabeça: alimentos que provocam e aliviam

Quem sofre de enxaqueca tem um verdadeiro horror à possibilidade de reincidência desta dor de cabeça que, assim como a cefaleia, dificulta a realização de tarefas simples do dia-a-dia. E, embora com causas diversas, é bom saber que existem alimentos que podem aliviar estas dores, tais como outros que diminuem o mal-estar. Conheça, a seguir, o que você deve comer para aliviar e o que evitar para se prevenir das temidas dores de cabeça.

Atenção a estes 3 alimentos que provocam a dor de cabeça

Alimentos que causam dor de cabeça
Vinho com queijo pode ser uma combinação perigosa e gerar dores de cabeça.

Toda dor é causada por um desequilíbrio do organismo, seja ele químico ou físico. Desta forma, existem alguns alimentos que você deve ter uma atenção diferenciada no consumo para diminuir a ocorrência de dores de cabeça no decorrer da sua vida. Se você sofre deste mal, os três alimentos a seguir merecem a sua atenção. Continue a leitura…

Álcool

Você sabia que o álcool não causa dores de cabeça apenas quando consumido em excesso? Bebidas escuras, como o vinho, contém alta concentração de histaminas e sulfitos, que agem como um gatilho para os mal-estares na cabeça. Por isso, prefira as bebidas de cor clara que tem menos destas substâncias.

Além da necessidade de moderar no consumo de bebidas alcoólicas, outra dica para quem tem mais propensão a dores de cabeça é intercalar o consumo de uma dose de álcool com um copo de água. Assim, a bebida vai diluindo no organismo, diminuindo a concentração de substâncias nocivas.

Adoçantes de aspartame

O aspartame é reconhecido pelos nutricionistas como o adoçante que mais causa efeitos colaterais. O motivo apontado em estudos é o produto final da sua metabolização, o metanol, altamente tóxico para o fígado. Desta forma, além da dor de cabeça, causa alterações no humor, náuseas e até deficit de atenção, além de outros malefícios.

Portanto, elimine o aspartame do seu consumo para sempre! Aproveite que existem opções mais gostosas e saudáveis, como a estévia, o mel e o adoçante natural da Bodyfarma Nutrition, Xylitol+, que é formulado à base de estévia orgânica e xilitol e pode ser utilizado tanto para adoçar bebidas quanto em receitas culinárias.

Experimente Xylitol+ da Bodyfarma,
o adoçante natural que não causa dor de cabeça!

Adoçante natural Xylitol+ da Bodyfarma Nutrition

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Comprar Xylitol+”]

Queijos amarelos

Quanto mais envelhecido for um queijo pelo processo demorado de fermentação, maior o seu nível de tiramina e feniletilamina, aminoácidos que desencadeiam as dores de cabeça.

Portanto, modere no consumo de queijos curados, secos, e dos tipos cheddar, suíço, parmesão e tofu se você quer realmente evitar desencadear uma dor de cabeça. Não significa que você não deva comer, apenas moderar no consumo. Recorrer a opções mais frescas, como ricota, cottage e cream cheese também é uma boa saída.

Uma dica interessante para quem tem dores de cabeça frequentemente é evitar o consumo concomitante de vários alimentos processados ou desencadeadores de dor de cabeça.

Recorra a estes 3 alimentos para aliviar a dor de cabeça

5 alimentos para aliviar a dor de cabeça
A ingestão diária de vegetais verdes folhosos pode afastar as dores de cabeça.

Se você não se preveniu e a dor de cabeça te pegou de jeito, os analgésicos não devem ser a única fonte do alívio. Você pode consumir os alimentos a seguir e aliviar a sua dor de forma natural.

Água

Estudos demonstram que quase 50% das dores de cabeça podem ser aliviadas com o aumento do consumo de água. Isso ocorre porque a desidratação é uma das causas mais frequentes. E a recomendação geral para a saúde é, mais uma vez: beba bastante água! Especialmente nos dias em que fugir da dieta, se apegue à sua garrafinha e não solte mais, combinado? ?

Pouco sódio

Se deu dor de cabeça, reduza a quase zero o consumo de sódio das suas refeições, até a dor passar. Pois refrigerantes, carnes processadas e alimentos à base de nitratos (como linguiça, salsicha, salames e bacon) são grandes vilões do bem-estar justamente por terem grande quantidade de sódio.

Folhas verdes

Alface, acelga e espinafre são exemplos de vegetais que são ricas em magnésio e folato de vitamina B que geram uma ação relaxante sobre o organismo, o que comprovadamente reduz as crises de dor de cabeça. Desta forma, a ingestão diária de vegetais verdes folhosos é extremamente importante para o equilíbrio químico do organismo e pode afastar a dor de cabeça.

Café causa ou alivia dor de cabeça?

Café alivia dor de cabeça
Doses adequadas de cafeína são benéficas e podem aliviar dores de cabeça.

Apesar de altas doses de café estarem relacionadas ao desencadeamento de dores de cabeça, pesquisas sugerem que doses adequadas de cafeína são benéficas para a moderação da dor quando ela já existe. Desta forma, esta importante fonte de energia não precisa ser dispensada da alimentação, pelo contrário, ela pode ser uma aliada do dia-a-dia.

Para fornecer a quantidade de energia adequada, o termogênico natural da Bodyfarma Nutrition, PEB Energy, é composto de microgrânulos encapsulados de cafeína fazendo com que seja liberada gradualmente no organismo ao longo de 8 horas, sem sobrecarregar o organismo da substância.

O resultado é bastante disposição para a execução das atividades cotidianas, como trabalhar, estudar, malhar, cuidar da casa, dos filhos e até para os momentos de lazer.  Invista em qualidade de vida com os produtos Bodyfarma Nutrition!

PEB Energy

PEB ENERGY da Bodyfarma

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/peb-energy-one/” icon=”” title=”Comprar”]

 

Leia também…

Pesquisas comprovam: xilitol previne
infecções respiratórias como a pneumonia

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!