Estudo: whey protein inibe vírus da Covid-19

Estudo: whey protein inibe vírus da Covid-19

Atividade anticoronavírus é desenvolvida por proteína do soro do leite de diferentes espécies

Com a disputa acirrada no campo das pesquisas, cientistas de todo o mundo se esforçam para entender o funcionamento do SARS-CoV-2, no sentido de conter a pandemia da Coronavírus.

Segundo informações do portal do Ministério da Saúde, o primeiro caso oficial da doença foi registrado em 31/12/2019 na China. Após 8 meses, com o avanço de pesquisas, um novo estudo descobriu  à efetividade da proteína do soro do leite, o whey protein, no sentido de barrar a ação viral do Covid-19.

Experiências in-vitro ao redor do mundo confirmam a ação da proteína do soro do leite

Um grupo de pesquisadores de universidades chinesas localizadas em Beijing e Nanjing se reuniram para investigar “O efeito da proteína de soro de leite na infecção viral e na replicação de SARS-CoV-2 e coronavírus pangolin in vitro“. O estudo teve aprovação pelos comitês de ética do centro médico local para a realização de testes in vitro, que utilizaram proteínas de soro do leite materno de humano, cabra e vaca.

Aqui no Brasil, a  UNIRIO lidera o estudo In Vitro Inhibition of Sars-Cov-2 Infection by Bovine Lactoferrin, publicado em 14/05/2020, na plataforma internacional BiorXiv.

Os resultados in vitro demonstram que a lactoferrina, proteína presente no leite, é capaz de inibir em 84% a infecção do Sars-CoV-2. A proteína já tem atividade antiviral demonstrada in vitro contra os vírus causadores da Zika e da Chikungunya, dentre outros.

Pela UNIRIO, o líder da pesquisa é o professor Rafael Braga, do Laboratório de Bioquímica Estrutural. O estudo conta com as parcerias da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), ambos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Testes demonstraram alto poder antiviral e antimicrobiano do soro do leite

Em um trabalho in-vitro de 2011 foi visto que a Lactoferrina pode desempenhar um papel importante na defesa da célula pela interação com a HSPG. E, essa ligação forma um “bloqueio” entre o vírus e a HSPG, impedindo assim a ação do vírus de se ligar ao receptor ECA2.

Estudo: whey protein inibe vírus da Covid-19
No mês de maio deste ano, um grupo de pesquisadores conseguiu provar que o mesmo acontece com o SAR-Cov 2 ou Covid-19.

Já nos experimentos dos pesquisadores chineses, analisaram células que foram expostas a uma mistura contendo leite desnatado (após desinfecção) e o pseudovírus SARS-CoV-2. Os resultados indicaram que a proteína do soro do leite materno humano apresentou alta propriedade para prevenir a infecção e replicação do SARS-CoV-2.

Em pesquisas com métodos e dosagens distintas, a eficiência da inibição foi superior a 98% em alguns casos, e chegou a 100% em outros, independentemente do doador. Além do humano, leite de diferentes espécies também mostraram ações positivas na inibição da infecção por SARS-CoV-2.

Estudo: whey protein inibe vírus da Covid-19
FIGURA 4: Esses resultados indicaram que a proteína do soro do leite de diferentes espécies pode inibir a infecção por SARS-CoV-2, mas com eficiência inibitória diferente.

“Como mostrado na Fig.4C, a infecção por pseudovírus SARS-CoV-2 pode ser inibida por doses comerciais de leite bovino de forma dependente. Quando tratada com leite materno desnatado humano, proteína de soro de leite de vaca e cabra na concentração de 4mg / ml, a infecção por pseudovírus SARS-CoV-2 também foi inibida pela proteína de soro de leite de todas as espécies.
Fonte: Cold Spring Harbor Laboratory. The effect of whey protein on viral infection and replication of SARS-CoV-2 and pangolin coronavirus in vitro. Aug 2020.

De acordo com os pesquisadores, esta diferenciação da eficiência inibitória se deve à alta concentração de fatores antivirais e atividades antimicrobianas encontradas nos leites maternos de cada espécie. Outro dado importante é que além dos estudos in vitro da lactoferrina, dispomos de diversos trabalhos in vivo feitos com a lactocinina, uma fração proteica presente no whey protein hidrolisado.

Neste compilado de estudos, avaliaram o consumo de whey protein para a inibição do ECA com objetivo de controle de hipertensão. Em resumo, esta pode atuar como inibidor de ECA, apresentando assim uma ação protetiva a infecção viral causada pelo coronavírus.

Associando o poder da lactoferrina e da lactocinina, acredita-se então que
O WHEY PROTEIN HIDROLISADO TENHA AINDA UMA AÇÃO PROTETIVA AINDA MAIS EFICAZ.

Conclusão

A pesquisa traz importantes achados para o desenvolvimento de novos medicamentos antivirais a partir da identificação os fatores-chave para a inibição da ação viral do SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Também aponta para uma perspectiva positiva do reforço da imunidade com suplementação de alimentos com alta concentração da proteína do soro do leite.

Os resultados da pesquisa também mostram que a presença da proteína do soro do leite inibe a adesão viral, bem como o processo de entrada do vírus. A equipe do estudo também observou que após a entrada, o tratamento com soro do leite inibiu a replicação com alta eficiência para ambos os vírus.

Portanto, é seguro dizer que o whey inibe a anexação viral, a replicação de entrada e pós-entrada\, tendo uma ação imunoprotetora importante. Vale ressaltar que a proteína Whey Protein obtida através do soro de leite é uma boa fonte de lactoferrina. Então é mais uma valiosa função desse suplemento, que além de ser usado por esportistas há uma excelente função no sistema imunológico.

Neste sentido, vale à pena investir em whey protein de qualidade, que integra proteína 100% isolada e hidrolisada de alto valor biológico, com enzimas ativas capazes de liberar uma matriz de fosfolipídios e peptídeos de leucina que vão garantir:

  • melhor e maior síntese proteica;
  • reforço do sistema imunológico;
  • supressão da carência nutricional de proteína;
  • entre outros benefícios do whey, que você pode conferir no artigo:

[button et_class=”” target=”_self” style=”medium black” url=”https://bodyfarma.com.br/suplemento-para-a-imunidade-whey-protein-regula-as-funcoes-imunes/” icon=”” title=”Suplemento para a imunidade: whey protein regula as funções imunes”]

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-05822013000100015&script=sci_arttext&tlng=pt
https://academic.oup.com/jn/article/134/4/980S/4757181
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3161750/
https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.05.13.093781v1
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0023710
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000400001
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5577213/

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!