Hábitos alimentares para prevenção das cáries

Hábitos alimentares para prevenção das cáries

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Dica da Drª Patricia Marassi

 

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, as cáries não são apenas um problema pontual na saúde bucal. Trata-se de uma doença infectocontagiosa e, com uma adequada higiene, pode-se ter uma efetiva prevenção das cáries.

Outro ponto que merece atenção é a alimentação, pois ela também pode contribuir para desencadear ou prevenir as cáries. Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com a dentista, Drª Patricia Marassi, especialista em Odontopediatria e Ortodontia Infantil. Acompanhe a entrevista!

Cuidados devem começar na infância

Hábitos alimentares que previnem as cáries
Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental são bons hábitos para prevenção das cáries.

Bodyfarma – A primeira visita ao dentista deve acontecer a partir de que idade? E qual deve ser a frequência de visitação?

Drª Patricia – Preferencialmente, dos 6 meses a 1 ano de idade, já se pode levar o bebê ao Odontopediatra, o dentista especializado no atendimento de bebês e crianças.

Será feita uma avaliação dos primeiros dentinhos e roletes gengivais, e será passado para o responsável informações importantes, para que seu filho cresça sem cárie e tenha um desenvolvimento correto da oclusão E, para garantir um sorriso bonito e saudável, recomenda-se a visita periódica a cada 6 meses.

Bodyfarma – O que são as placas bacterianas? Elas podem evoluir para cáries?

Drª Patricia – A placa bacteriana (conhecida como biofilme) é uma película pegajosa e incolor (tipo um limo), constituída de bactérias e restos alimentares que se formam sobre os dentes todas às vezes que nos alimentamos.

Se não for removida diariamente, as bactérias da placa produzem ácidos que penetram no esmalte do dente, destruindo-o ao longo do tempo, formando a cárie. A placa bacteriana é a principal causa das doenças cárie, gengivite, tártaro e periodontite.

Bodyfarma – O que são as cáries de mamadeira e como identificá-las?

Drª Patricia – As cáries de mamadeira acometem os bebês e crianças em fase aleitamento. Esse tipo de cárie está relacionado à ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, principalmente à noite.

O leite e os resíduos açucarados ficam entre o lábio e o dente, provocando a sua desmineralização. Sinais de manchas brancas e cavidades (principalmente nos dentes da frente incisivos superiores) são característicos desse tipo de cárie.

Bodyfarma – Quais as formas de prevenção das cáries?

Drª Patricia – Para prevenir a doença cárie, devemos ressaltar a importância de consultas regulares com o dentista/odontopediatra.

Bons hábitos de higienização (como escovar os dentes preferencialmente 3 vezes ao dia e usar o fio dental), juntamente com bons hábitos de alimentação, limitando a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes, contribuirão muito para um sorriso sem cárie e saudável.

Bodyfarma – A partir de que idade deve-se utilizar pastas de dente com flúor?

Drª Patricia – A pasta de dente com flúor previne as cáries e pode ser usada em bebês a partir do aparecimento dos primeiros dentinhos. Porém, deve-se ter cuidado com a quantidade colocada na escova.

Para os bebês, deve-se colocar uma quantidade de pasta muito pequena, como a de um grão de arroz. E, para crianças maiores de 3 anos, do tamanho de um grão de ervilha.

Nos casos em que o risco de cárie da criança é baixo, e para evitar a fluorose nos dentes (manchas causadas nos dentes permanentes por excesso de flúor), adoto a pasta sem flúor em crianças até (mais ou menos) 3 anos, período em que as crianças estão aprendendo a cuspir.

Alimentação para prevenção das cáries

Hábitos alimentares que previnem as cáries
Alimentos açucarados aumentam as chances do desenvolvimento das cáries.

Bodyfarma – A alimentação também pode contribuir para desencadear ou prevenir as cáries?

Drª Patricia – A cárie dentária é uma doença sacarose dependente, ou seja, depende de algum tipo de açúcar para acontecer.

Uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, com a consistência pegajosa e aderente do alimento (balas, doces, biscoitos…) e o tempo que ele permanece na boca exercem grande influência na capacidade de provocar cáries.

Por isso as frutas (como maçã e laranja) e frutos secos (como a tâmara, as passas e o figo) são boas fontes de fibras e aumentam a produção da saliva, ajudando na saúde da gengiva e no fortalecimento dos dentes.

Uma boa opção que temos hoje para ajudar a diminuir o uso do açúcar, e para quem gosta de doces, é substituí-lo pelo Xylitol+ da Bodyfarma um adoçante natural de baixo índice glicêmico e hipocalórico que atua de forma protetiva contra as cáries.

Hábitos alimentares que previnem as cáries
Xylitol+ é docinho, não amarga e ajuda na prevenção das cáries.

[button et_class=”” target=”_self” style=”small black” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Experimente Xylitol+”]

Bodyfarma – Quais os benefícios do xilitol para a saúde bucal?

Drª Patricia – O xilitol é considerado natural por ser extraído a partir de fibras de algumas plantas (como a ameixa e o milho) e tem um sabor adocicado. Para crianças e adultos que não conseguem resistir a um bom doce, esse adoçante natural é uma ótima opção. Por suas propriedades ajuda a reduzir a incidência de cáries e estabiliza a ação das cáries já desenvolvidas, inibe o desenvolvimento de bactérias como os Streptococcus, além de contribuir para o controle do ph da placa e a remineralização dos dentes.

Outra opção para agradar a crianças dando mais nutrientes sem tirar o docinho, são os achocolatados, como, por exemplo, o Chocobon, que não contém o açúcar nem conservantes, nem corantes, é nutritivo e benéfico para a saúde bucal, sendo anticariogênico.

Hábitos alimentares que previnem as cáries
Chocobon não contém açúcar e agrada toda a família.

[button et_class=”” target=”_self” style=”small black” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Experimente Chocobon”]

Dicas para prevenção das cáries em crianças e adultos

 Assista a explicação da Drª Patricia Marassi sobre a formação das placas bacterianas, como ocorre o desenvolvimento das cáries e as medidas alimentares e de higiene oral que são necessárias para evitar esta e outras doenças bucais.

Estamos sempre em busca de uma vida saudável, e a saúde começa pela boca.  E é verdade! A boca tem um papel fundamental na saúde do corpo.

 Instruídos de bons hábitos de higiene oral e bons hábitos de alimentação, estaremos próximos de uma saúde plena e garantiremos um sorriso bonito e saudável.

(Drª Patricia Marassi)

Odontopediatra, Drª Patricia Marassi
Drª Patricia Marassi

Onde encontrar a Drª Patricia Marassi?

A dentista especialista em Odontopediatria pela UFRJ e Ortodontia Infantil pela Profis Bauru, Drª Patricia Marassi, atua há 25 anos em sua clínica particular, Marassi Ortodontia e Odontopediatria, localizada na Barra da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro. Para marcação de consultas e outras informações, acesse o site da clínica. E siga a página do Instagram @marassiortodontia para mais dicas de saúde bucal.

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!