Puberdade precoce: como a alimentação está relacionada?

Puberdade precoce: como a alimentação está relacionada?

Caracterizada pelo processo fisiológico de maturação hormonal e crescimento somático, a puberdade é uma fase em que observamos o aparecimento de características próprias. Surgem os caracteres sexuais secundários, o estirão de crescimento, as alterações psicológicas e de composição corporal, resultado na maturidade do corpo. Cada vez mais observado pelos médicos e pesquisadores, o desenvolvimento antecipado da sexualidade pode ter relação direta com o comportamento alimentar das crianças pela obesidade. Continue lendo para entender como é feita esta associação entre puberdade precoce e alimentação…

Quando uma puberdade pode ser considerada precoce?

O desenvolvimento sexual das crianças acontece ainda dentro do útero. Os caracteres sexuais primários permanecem até o início da puberdade. Este desenvolvimento fica desativado até os 8 anos na menina e 9 anos no menino. A influência de disruptores endócrinos, obesidade, fatores externos e ambientais podem antecipar esta ativação, desenvolvendo a puberdade precoce.

Os primeiros sinais que os pais podem notar

Primeiro sinal da puberdade precoce em meninas é o broto mamário
Pais devem observar sinais de puberdade, como desenvolvimento das mamas nas meninas.

Conversamos com a Médica Endocrinologista Infantil, Drª Latife Tyszler sobre o assunto. Para ela, é mais fácil notar nas meninas, já que o primeiro sinal da puberdade é o desenvolvimento do broto mamário.

Com relação aos meninos, a doutora considera como o primeiro indício da puberdade o aumento do volume testicular, que muitas vezes pode não ser percebido pelos pais. Também esclarece que o aumento dos pelos não é característica, e pode apenas preceder a puberdade. Além da precoce, ela alerta sobre a existência de uma puberdade antecipada:

“Ela inicia na idade normal, mas um pouco antecipada e temos que sempre estar em alerta avaliando estas crianças para que não ocorra desenvolvimento de uma puberdade rapidamente progressiva que pode se tornar um problema para o crescimento. ”

A puberdade pode atrapalhar o crescimento

A doutora explica que a puberdade precoce acelera a idade óssea, podendo levar ao rápido fechamento das cartilagens ósseas e prejudicar o crescimento. Geralmente, são crianças altas na infância, podendo tornar-se adultos baixos pela rápida progressão da puberdade e rápido avanço da idade óssea, quando não detectado precocemente.

Como o crescimento é algo que irá impactar toda a vida futura da criança, os pais devem estar sempre em alerta para identificar os primeiros sinais de puberdade e tratar o problema enquanto há tempo.

E, como nem sempre os pais conseguem diferenciar estes sinais, é primordial que as crianças tenham consultas regulares com seus pediatras, que irão encaminhá-las imediatamente ao endocrinologista pediátrico caso sejam identificados indícios de um precoce desenvolvimento sexual. A Drª Latife reforça a importância de um acompanhamento profissional:

“As crianças com quadro de puberdade precoce precisam ser sempre acompanhadas por um endocrinologista pediátrico para avaliar seu crescimento e desenvolvimento. Essa avaliação é feita clinicamente pelo gráfico do crescimento e idade óssea. Nas meninas, acompanhada pelo ultrassom pélvico para medir o volume uterino, e nos meninos pela análise clínica do volume testicular”

Alimentação inadequada pode levar à puberdade precoce

Obesidade infantil antecipa puberdade
Obesidade infantil pode desencadear antecipação da puberdade em meninas e meninos.

O tipo de alimentação que uma criança tem pode estimular o desenvolvimento antecipado da puberdade. Para a endocrinologista pediátrica, os cuidados devem ser principalmente com a ingestão de produtos com alto índice glicêmico, como bebidas açucaradas e doces, pois o sobrepeso e a obesidade infantil podem desencadear a puberdade antecipadamente:

“Quando a criança tem sobrepeso ou é obesa, no geral, ela tem um crescimento muito acelerado, são crianças grandes, e isso pode fazer com que haja um avanço da idade óssea e estas crianças antecipam a sua puberdade.”

Estudos apontam que consumo infantil de soja favorece a puberdade precoce

Os riscos do consumo de soja para o desenvolvimento antecipado da puberdade são constantemente abordados em estudos. Para a Drª Latife Tyszler, isso acontece porque “a soja é um produto transgênico e estimula os receptores de estrogênio e isso estimula o desenvolvimento da puberdade precoce, pois funcionam como disruptores endócrinos.”

Além da soja, outros alimentos, como peito de frango e ovos levantam polêmicas quanto ao estímulo da puberdade. No entanto, a médica pondera que não existe ainda “nenhum estudo que identifique isso”, e que os pais devem estar atentos com relação aos tipos de alimentos que seus filhos ingerem, evitando que consumam açúcar em excesso e assim seja desencadeada uma obesidade que poderá levar à puberdade mais cedo.

“Todas as bebidas lácteas, todas as bebidas prontas, toddynhos, todas as de caixinhas, suquinhos… Todas contêm muito açúcar. Até os sucos naturais hoje em dia, eles não são recomendados. Porque quando você bate a fruta, você aumenta o número de frutose, o que contribui para a obesidade e desenvolvimento de uma puberdade mais antecipada. Então, devem ser sempre introduzidos alimentos sem açúcar ou com pouco açúcar desde pequenos, para estas crianças.”

E recomenda:

“O ideal é que sejam ingeridos achocolatados sem açúcar, um achocolatado mais saudável com o cacau natural, e a gente pode ver que o Chocobon é uma estratégia boa para substituir estes achocolatados ingeridos em alta quantidade pelas crianças.”

O achocolatado natural da Bodyfarma Nutrition, Chocobon, é recomendado pela Drª Latife por conter 50% de puro cacau, 13 vitaminas ativas, 7 minerais quelados e enriquecido com DHA (óleo de peixe), ideal para o crescimento saudável das crianças. Além disso, não contém açúcar ou adoçantes artificiais, sendo adoçado com o adoçante natural xilitol, o que evita a ingestão de calorias vazias nos lanches das crianças, prevenindo a obesidade infantil e o consequente desenvolvimento precoce da puberdade.

Chocobon

Achocolatado saudável Chocobon da Bodyfarma Nutrition

[button et_class=”” target=”_self” style=”small black” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Saiba mais”]

 

Hábitos saudáveis previnem puberdade antecipada e outras disfunções

Alimentação saudável para prevenir puberdade precoce
A alimentação saudável na primeira infância pode prevenir obesidade e puberdade precoce.

A doutora faz um apelo aos pais para que, desde cedo, ensinem as crianças a ingerir menos calorias para crescerem com hábitos alimentares saudáveis e satisfatórios, impedindo que desenvolvam algum grau de obesidade. Desta forma, o risco de desenvolvimento antecipado ou precoce de uma puberdade é diminuído. E compartilha a sua preocupação:

“Eu, como endócrino pediatra, notei nestes últimos meses de pandemia um aumento muito grande deste quadro de puberdade precoce, puberdade antecipada, rapidamente progressiva, concomitante ao ganho de peso.

Então, eu gostaria de deixar uma mensagem que devemos sempre nos preocupar com o ganho de peso dos nossos filhos, evitando grandes repercussões clínicas, como também síndromes metabólicas, dislipidemia, obesidade e também a parte relacionada à puberdade porque sempre que você antecipa uma puberdade ou a criança venha a desenvolver uma puberdade precoce, isso no futuro, poderemos ter um comprometimento psicossocial e do crescimento.”

Onde encontrar a doutora?

Entrevista à Endocrinologista Pediátrica, Drª Latife Tyszler, sobre Puberdade precoce
Drª Latife Tyszler

A Médica Endocrinologista Infantil, Drª Latife Tyszler, atende na capital do Rio de Janeiro em dois endereços:

  • Consultório na Barra da Tijuca: Avenida das Americas, 3333/305 | WhatsApp: (21) 99135-2585
  • Consultório em Ipanema: Rua Visconde de Pirajá, 414/706 | WhatsApp: (21) 99555-4244

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!