Diabéticos podem usar xilitol? Veja para quem o adoçante é indicado!

Quem é diagnosticado com diabetes mellitus sofre a restrição alimentar do açúcar. Isso acontece porque, o diabetes é uma doença endócrino-metabólica, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Portanto, a dieta deve ser orientada para o controle desta taxa, sendo uma das formas a substituição do açúcar por adoçantes naturais. Mas será que o xilitol é indicado? Continue lendo para descobrir…

Por que diabéticos não devem comer açúcar?

A hiperglicemia pode levar a complicações bastante sérias.

No diabetes tipo 1, o que acontece é uma destruição das células pancreáticas que produzem a insulina. Enquanto no tipo 2, o organismo desenvolve uma resistência à ação deste hormônio. Ou seja, em ambos os casos, não temos uma efetiva ação da insulina. Mas que ação seria essa?

A insulina é responsável por estimular a entrada da glicose nas células para equilibrar a quantidade existente no sangue. Quando a insulina está impedida de agir pela doença metabólica, uma quantidade excessiva de glicose permanece no sangue. Chamamos esta concentração de hiperglicemia, que pode levar ao desenvolvimento de complicações bastante sérias, como:

  • disfunção renal com riscos da necessidade de hemodiálise;
  • disfunção erétil;
  • cegueira;
  • amputação de membros;
  • e maior propensão a infecções.

Xilitol para diabéticos

Quem tem diabetes mellitus do tipo 1 ou 2 pode ficar à vontade para consumir adoçantes à base de xilitol. Com baixo índice glicêmico, ele não requer a utilização da insulina para ser absorvido e, portanto, não aumenta a glicemia do sangue.

5 benefícios do xilitol para a saúde

A estabilidade química e microbiológica do xilitol ajuda a prevenir e tratar doenças.

Além de ser uma excelente escolha saudável para a substituição de açúcar, o xilitol traz ainda incontáveis benefícios para a saúde. Conheça alguns a seguir!

  1. Tratamento e prevenção da otite e sinusite

O xilitol inibe o crescimento da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de sinusites e otite. Em pesquisas com crianças, dose diária de 8,4g de xilitol reduziu em cerca de 40% a ocorrência da otite média aguda.

  1. Tratamento e prevenção da osteoporose

A eficiência do adoçante para o tratamento e prevenção da osteoporose foi comprovada em uma pesquisa de 1999, que identificou o aumento da massa dos ossos e a preservação dos minerais a partir do consumo do xilitol.

Pesquisas têm mostrado o efeito estimulante do xilitol na síntese de colágeno, demonstrando grandes benefícios tanto para quem é saudável quanto para quem tem Diabetes do Tipo I que tem o colágeno diminuído.
Fonte:
Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 38, n. 4, out. / dez. 2002

  1. Prevenção de cáries e redução de placas

Estudos mostram que o xilitol auxilia na prevenção de cáries dentárias, redução de placas bacterianas e promove remineralização dos dentes, motivos pelos quais o seu uso é amplamente recomendado por dentistas.

  1. Conservante natural de alimentos

A elevada estabilidade química e microbiológica do xilitol faz com que ele seja um excelente conservante de produtos alimentícios, pois oferece resistência ao crescimento de microrganismos

  1. Sabor refrescante na boca

Quando em contato com a saliva, o xilitol produz um agradável efeito refrescante na boca, sendo inclusive capaz de realçar a refrescância de outros alimentos.

Todo adoçante com xilitol é saudável?

Não, nem todos os adoçantes que você encontrar que informam ter o xilitol em sua composição são a melhor opção para você. Há muitas opções de adoçantes com xilitol no mercado e, por isso, a atenção de quem vai comprar deve estar redobrada.

Buscando uma alternativa mais segura de compra, muitas pessoas preferem recorrer à compra à granel. No entanto, ela pode não ser a melhor opção. Como o ingrediente fica exposto, há maior risco de contaminação em relação aos produtos embalados.

Há ainda adoçantes que trazem outras substâncias agressivas ao organismo, fazendo com que os benefícios do xilitol sejam anulados pela presença de conservantes, corantes e componentes químicos prejudiciais à saúde.

No entanto, nem todos os adoçantes com mais de um ingrediente são prejudiciais à saúde. Formulado de fontes 100% naturais, o Xylitol+ é o adoçante super saudável da Bodyfarma Nutrition. Além de conter xilitol, também é composto por estévia orgânica, potencializando os benefícios nutricionais deste alimento.

Café adoçado com Xylitol+.

100% aprovado por quem experimenta!

Com sabor docinho similar ao açúcar, Xylitol+ fica uma delícia em cafés, sucos e chás, além de poder ser aquecido e utilizado em todas as receitas culinárias, como bolos, tortas, mousses…

A melhor opção para dietas de emagrecimento ou com restrição de açúcar

Xylitol+ pode ser consumido por todas as idades, desde crianças a idosos. Além disso, tem indicações clínicas específicas para diabéticos (tipo 1 ou 2), crianças autistas e com déficit de atenção (DDA).

 

Curtiu? Que tal começar uma vida mais saudável hoje mesmo com o Xylitol+ da Bodyfarma? Clique no botão e saiba mais!

Xylitol+

[button et_class=”” target=”_self” style=”small black” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Saiba mais”]

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!