Óleo de cártamo na culinária: por que usar?

Óleo de cártamo na culinária: por que usar?

O óleo de cártamo é uma excelente alternativa para uso na cozinha. Além de conter propriedades e benefícios altamente recomendáveis para a saúde, traz características próprias como óleo culinário, colocando-o à frente de outras opções saudáveis existentes no mercado. Conheça, a seguir, os principais motivos para você incorporar o óleo de cártamo no seu dia-a-dia!

3 razões para usar o óleo de cártamo na cozinha

A busca por opções mais saudáveis de consumo nem sempre casam bem em sabor e características para cozinhar. Contudo, o óleo de cártamo sai na frente de outras alternativas. Veja o porquê!

  1. Sua forma monoinsaturada é adequada para altas temperaturas, com poder de aquecimento superior aos óleos de canola, milho, gergelim e azeite.
  2. Por ter sabor neutro, pode ser usado em diversos tipos de preparações culinárias já que não interfere no gosto dos pratos, como acontece com o azeite e o óleo de coco, por exemplo, que transferem seu sabor para a comida.
  3. Tem uma saudável complementaridade para a dieta: rico em gorduras boas para a saúde, traz incríveis benefícios se consumido regularmente.

Publicado na Science Direct, um estudo sobre o óleo de cártamo demonstrou que consumir 8 gramas de óleo de cártamo por dia melhoram significativamente os quadros de inflamação, a glicemia e a regulação dos lipídios no sangue. A pesquisa também verificou a melhoria dos fatores de risco para complicações relacionadas ao diabetes.

Em que comidas colocar o óleo de cártamo?

Em que comidas usar óleo de cártamo
Troque outras opções por óleo de cártamo nas suas receitas.

Em qualquer prato culinário que tenha algum tipo de óleo em sua receita, pode ser utilizado o óleo de cártamo. Ou seja, é um ótimo substituto para a manteiga, o azeite, óleo de coco e outros óleos vegetais. Você pode utilizá-lo para fazer bolos, fritar alimentos, untar formas e até para besuntar assados.

Propriedades e benefícios associados

O óleo de cártamo traz em sua composição principalmente os ômegas 6 e 9 (ácido linolênico e oleico, respectivamente). Eles atuam principalmente no processo de queima de gordura, e no controle do colesterol e triglicerídeos, sendo portanto benéfico para o coração.

Também presente no óleo de cártamo, estão as vitaminas E e K. A primeira tem fundamental importância como antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres e prevenindo doenças cardíacas e degenerativas. Já a vitamina K tem papel fundamental na regulação da coagulação do sangue e na formação dos ossos.

Alimento e remédio

Óleo de Cártamo é alimento e remédio
Com efeito anti-inflamatório, a planta é usada na farmacologia.

Com diversas pesquisas que comprovam o efeito anti-inflamatório do Carthamus tinctorius L. (planta que origina o óleo de cártamo) e sua ação direta para o alívio da dor, ela tem sido utilizada na farmacologia mundial.

Atualmente, a planta é aplicada em medicamentos tradicionais, como analgésicos, purgativos, antipiréticos e até em antídotos contra o envenenamento. Também é indicada para uso em casos de dores menstruais, hemorragia pós-parto e osteoporose.

Óleo de cártamo para emagrecimento e mais energia

Associado à cafeína, é uma verdadeira bomba para mais disposição e queima calórica. Ele faz com que o corpo utilize a própria gordura acumulada como fonte de energia, auxiliando dietas de emagrecimento, o controle do peso e a diminuição da circunferência abdominal.

Composto por ambas as substâncias, PEB Energy da Bodyfarma Nutrition é um poderoso termogênico natural que se utiliza da tecnologia alemã Licaps para liberação gradativa da cafeína através da cápsula com óleo de cártamo, garantindo mais disposição e queima de gordura por até 8 horas.

Saiba mais sobre o PEB Energy e adquira em nosso site!

Termogênico Natural PEB Energy Bodyfarma Nutrition

 

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!