Pesquisas comprovam: xilitol previne infecções respiratórias como a pneumonia

Pesquisas comprovam: xilitol previne infecções respiratórias como a pneumonia

Uma das complicações clínicas mais graves que o Covid-19 pode ter no paciente é a evolução do quadro de infecções respiratórias, levando ao desenvolvimento da pneumonia. Sabemos que, neste momento em que estamos passando, a nossa única defesa é fortalecer a imunidade. Desta forma, devemos estar atentos a soluções alimentares nutritivas e eficazes para conter os avanços do coronavírus.

Neste sentido, as pesquisas sobre o xilitol apontam benefícios que corroboram com esta atual preocupação mundial, especialmente ligados a prevenção e controle de infecções pulmonares. Continue lendo para entender como o xilitol pode ajudar a você a prevenir a evolução para um quadro clínico grave de pneumonia em caso de contágio com o Covid-19.

Xilitol no combate à pneumonia

Prevenção a pneumonia
Xilitol inibe a proliferação de bactérias da sinusite e das infecções respiratórias.

Experimentos realizados com o xilitol em 2000 por Zabner et al. (The osmolyte xylitol reduces the salt concentration of airway surface liquid and may enhance bacterial killing) demonstram o fortalecimento do sistema de defesa natural dos pulmões de forma a atrasar ou prevenir o estabelecimento de infecções bacterianas, incluindo a pneumonia. Além disso, a ação do xilitol se estende à inibição da proliferação de bactérias causadoras da sinusite e das infecções respiratórias, como Streptococcus pneumoniae e Haemophillus influenzae.

Outro estudo, realizado por Takahashi e colaboradores em 1999 (Effect of dietary xylitol on growth and inflammatory responses in immune stimulated chickens) mostrou a redução de infecções com a administração de suplementos alimentares à base de 15% de xilitol diário a aves recém-nascidas por 10 dias, o que demonstra que é possível reduzir e controlar processos inflamatórios com baixa quantidade de xilitol na dieta em um curto período de tempo.

Benefícios comprovados do xilitol

Segundo a pesquisa brasileira “Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana“, publicada no Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences em 2002, é destacado como benefício do xilitol para a saúde a sua atuação para prevenir e controlar infecções e inflamações, além de distúrbios em diferentes sistemas do organismo. Através de estudos com animais e humanos que ingeriam xilitol, foram demonstrados resultados para tratar aplicações clínicas diversas, tais como:

  • cáries dentárias;
  • diabetes;
  • desordem do metabolismo de lipídios;
  • lesões renais e parentais.

Além disso, a administração do xilitol apresentou como vantagens clínicas a prevenção a:

  • otite;
  • osteoporose;
  • infecções respiratórias.

Como consumir xilitol no dia-a-dia?

Açúcar prejudica o sistema imunológico
Não consuma açúcar: ele é imunossupressor do sistema imunológico.

Os estudos apresentados demonstraram que ingerir uma pequena dose de xilitol diariamente traz benefícios quase que imediatos para a saúde como um todo de crianças e adultos de todas as idades, sem restrições, e não apenas para pessoas que apresentam algum distúrbio metabólico ou quer emagrecer.

Neste artigo, em que destacamos a prevenção a inflamações e infecções através do consumo do xilitol, reforçamos que a simples troca do consumo de açúcar diário (que é imunossupressor do sistema imune) por adoçantes naturais à base de xilitol (que promove o aumento da imunidade) já propicia a obtenção dos benefícios da substância.

Combinado com estévia orgânica, o adoçante Xylitol+ da Bodyfarma Nutrition traz em sua formulação ingredientes 100% naturais sem contra indicações de uso ou de idade, podendo ser utilizado para adoçar cafés, sucos e chás no dia-a-dia, além de ser utilizado no preparo de receitas culinárias frias ou quentes, pois suas propriedades não se perdem no calor.

Não tem o costume de tomar adoçantes?
Xilitol no chá
1 colher de Xylitol+ equivale ao poder adoçante da mesma quantidade de açúcar.

Não tem problema! O sabor docinho do Xylitol+ da Bodyfarma é quase igual ao do açúcar, o que faz com que seja consumido normalmente por quem ainda não está acostumado a beber adoçantes, fazendo com que esta troca seja bem tranquila e sem sofrimento.

Além disso, adoçar com Xylitol+ da Bodyfarma é muito fácil, já que 1 colher (de chá) de Xylitol+ equivale ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar, ficando muito fácil fazer a substituição por esta fonte natural.

Diferentemente dos adoçantes de outros fabricantes, o Xylitol+ da Bodyfarma não contém gordura, lactose, glúten, adoçantes, conservantes ou corantes artificiais. Você pode adquirir Xylitol+ da Bodyfarma agora mesmo em nosso site, na versão lata ou sachê:

Xylitol+ (200g)

Adoçante natural Xylitol+ da Bodyfarma Nutrition

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Comprar”]

Xylitol+ (5g)

Adoçante natural Xylitol+ em sachê

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus-sache/” icon=”” title=”Comprar”]

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!