Carência de dopamina pode dificultar ganho de massa muscular

Carência de dopamina pode dificultar ganho de massa muscular

Você sabia que alguns casos de dificuldade no ganho de massa muscular podem estar relacionados à deficiência de dopamina? Este neurotransmissor é responsável pela coordenação motora, pela concentração e também pela felicidade, estando ligada a processos de alteração de humor, dentre outras funções. A seguir, entenda como este neurotransmissor está ligado ao ganho de massa muscular.

Efeitos da dopamina no organismo

Responsável por comportamentos e efeitos motores, a dopamina em níveis adequados gera:

  • motivação para buscar por recompensas como prazer e felicidade;
  • melhora da memória e da resolução de problemas;
  • regulação da prolactina para produção de leite durante gestação e lactação;
  • aumento da pressão e aceleração dos batimentos cardíacos.

Deficiência da dopamina

A deficiência nutricional da dopamina ou a alteração da sua atuação por ação neurológica pode refletir em problemas motores e comportamentais, como:

  • procrastinação;
  • apatia;
  • fadiga;
  • cansaço excessivo;
  • falta de concentração;
  • dificuldade na coordenação motora;
  • insônia;
  • problemas na memória;
  • diminuição da libido.

O que causa a diminuição de dopamina?

O que causa a diminuição de dopamina?
O que causa a diminuição de dopamina?

A causa mais comum para a diminuição dos níveis de dopamina é o envelhecimento celular. Assim, diminui também a síntese e consequentemente quantidade de células responsáveis pela produção local de dopamina no cérebro.

A ausência deste transmissor está associada ainda a doenças senis, como Parkinson, Alzheimer e esquizofrenia, atingindo também outras idades com distúrbios neurológicos, como depressão, epilepsia, TDAH e autismo. Nesses casos, a pouca dopamina pode tanto gerar estas doenças quanto ser consequência do desenvolvimento delas.

Por que causa diminuição do ganho de massa?

Altamente ligada à motivação para atividades físicas, a dopamina dá a motivação para os treinos, reduz fadiga e cansaço físico. Portanto, sua diminuição gera uma acentuada falta de disposição para os exercícios, diminuindo tanto a resposta muscular motora quanto prejudicando a cognição, gerando apatia, falta de foco e concentração. Por isso, níveis adequados de dopamina estão ligados ao melhor resultado no desenvolvimento físico muscular.

Como ter mais dopamina?

Agora que você já sabe a importância deste neurotransmissor cerebral, está na hora de conhecer as formas de estimular sua produção. Pois, como se trata de um transmissor cerebral, não pode ser adquirido pela alimentação.

Contudo, consumindo os alimentos certos você pode aumentar a quantidade de dopamina no seu cérebro e ter todos os seus benefícios. O mesmo vale para atividades físicas regulares.

Alimentação para aumentar a dopamina

Resultado de imagem para frutas, hortaliças e grãos dopamina

A solução está na ingestão dos precursores da dopamina, ou seja, os nutrientes essenciais que a compõem. Aminoácidos essenciais para a sua produção, como fenilalanina e tirosina, podem ser adquiridos pela alimentação.

Uma dieta equilibrada é a melhor forma de não deixar que faltem aminoácidos que irão compor este importante neurotransmissor. São algumas fontes destes aminoácidos: frutas, hortaliças e grãos. Você também encontra a tirosina em queijo, peixe, carne e sementes. Já para obter a fenilalanina, invista em alimentos ricos em proteínas.

Exercícios físicos para aumentar a dopamina

Como a diminuição da produção celular pode gerar a diminuição da dopamina, não só o fator idade influencia, já que o envelhecimento precoce também está relacionado. Concluímos então que, desacelerando o envelhecimento celular, você estará afastando a diminuição da dopamina no seu organismo. Atividades físicas, como musculação, caminhada, yoga e tai chi ajudam a alcançar este objetivo.

Outras formas de desacelerar o envelhecimento celular é com a exposição moderada à luz solar, diminuição do consumo de açúcar e através de atividades ligadas à arte e criatividade.

Portanto, não é apenas a dopamina que estimula o melhor desenvolvimento em atividades cognitivas e físicas com o consequente ganho de massa, mas o contrário também ocorre. Exercícios musculares e cognitivos podem aumentar os níveis deste neurotransmissor essencial para o desenvolvimento físico e motor.

Suplementos com aminoácidos essenciais

Com uma série de aminoácidos essenciais para a saúde, os wheys premium da Bodyfarma Nutrition, Cacao Protein e Vanilla Protein, contém significativas doses de fenilalanina e tirosina, os precursores da dopamina.

Além disso, também auxiliam no ganho de massa muscular com a suplementação de proteínas de alto valor biológico e afastam o envelhecimento celular por conter peptídeos de colágeno em sua fórmula.

Saiba mais sobre benefícios dos wheys Bodyfarma Nutrition e adquira em nosso site!

Cacao Protein

Whey Cacao Protein da Bodyfarma

Vanilla Protein

Whey Vanilla Protein da Bodyfarma Nutrition

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!