10 dicas para reduzir a vontade de comer doces

10 dicas para reduzir a vontade de comer doces

Você é daquelas pessoas que não pode ver um doce que vem um desejo incontrolável de comer? Então, leia este post até o final e conheça 10 dicas bem interessantes para te ajudar a reduzir esta vontade!

1. Faça mais refeições em casa

Comer em casa diminui vontade de comer doce
Fazer as refeições em casa diminui a ingestão de açúcar.

Comer na rua pode ser muito cômodo, mas tem o risco de você não saber a quantidade de açúcar dos alimentos. Por isso, sempre que possível, faça suas refeições em casa. Quando for para a rua, leve alguma fruta ou lanche para fazer no intervalo das refeições e não cair em tentação de comer em qualquer lugar.

2. Evite os processados

Coma menos processados para diminuir ingestão de açúcar
Alimentos processados utilizam o açúcar como conservante.

Não adianta priorizar a refeição em casa se você vai incluir os processados na sua dieta. Apesar de atraentes em sabor e praticidade, geralmente usa uma grande quantidade de açúcar como conservante. Em alguns rótulos, pode até vir escrito “sem conservantes”, mas desconfie porque estes alimentos geralmente consideram o açúcar como mais um ingrediente.

Nutricionistas recomendam a ingestão diária de 200 calorias de açúcar no máximo para uma dieta de 2000 calorias. E, apesar deste número parecer grande e fácil de controlar, é na verdade um desafio com tantas opções calóricas e açucaradas presentes em diferentes alimentos.

3. Troque os doces por frutas

Coma frutas no lugar de doces na hora da sobremesa
Frutas dão excelentes sobremesas, experimente!

Alternativas saudáveis de sobremesa como as frutas in natura ou secas podem ajudar na redução de açúcar, principalmente quando consumimos a casaca e bagaço que contêm fibras que regulam o intestino. Você pode também investir em gelatina light e iogurte com pedaços de frutas. Outra opção é colocar uma maçã, pera ou banana para cozinhar no microondas com canela e cravo. Fica uma sobremesa saudável e sacia aquela vontade louca por um doce.


4. Tome um café da manhã turbinado

Para ser mais saudável, tome um café da manhã turbinado
O café da manhã dá a energia para seu organismo não pedir por doces.

Não é à toa que a primeira refeição do dia é a mais importante. O café da manhã é o momento de nutrir o corpo e fornecer energia suficiente para o início do dia. Quando você pula esta refeição, há falta de energia no corpo e seu organismo pede por uma rápida fonte energética e aumenta a vontade de comer doce.

5. Consuma mais fibras e proteínas

Fibras e proteínas causam saciedade
Comer alimentos que dão saciedade e impede o desejo por doces.

Com o aumento do consumo de fibras e proteínas, você tem saciedade por mais tempo, o que afasta o desejo por doces, equilibrando usa microbiota intestinal. Em desequilíbrio as bactérias que se alimentam de açúcar enviam mensagens para o cérebro, aumentando o seu desejo por doce e controlando o seu paladar.

Sem falar que, aumentando o consumo destes grupos alimentares, auxilia na diminuição da ingestão de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue. O carboidrato por sua vez, tem o efeito contrario ativando a região do cérebro responsável pela sensação de fome e aumento de apetite.

6. Reduza o consumo gradativamente

Não reduza drasticamente o açúcar
Evite o efeito rebote e a vontade incontrolável de comer doces!

Dietas radicais não são saudáveis e são altamente condenadas pelos médicos e nutricionistas. No caso da restrição alimentar do doce, não é diferente já que a parada repentina e total do consumo de açúcar pode gerar um efeito rebote e levar à uma maior vontade de comer doces. Ou seja, a dieta não é sustentável a longo prazo assim.

7. Controle o índice glicêmico

Pequenas refeições entre as refeições principais é importante para reduzir o consumo de doces
Comendo mais vezes no dia, seu organismo não pede por doces.

Faça pelo menos três refeições principais diariamente e mais duas pequenas refeições nos intervalos. Isso fará com que seu índice glicêmico fique controlado e seu organismo não peça por doces.

8. Equilibre seu emocional

Equilíbrio emocional é fundamental para manter a dieta
Ansiedade e stress geram mais desejo por doces.

De papel fundamental para a qualidade de vida, a saúde emocional deve ser vista com bastante atenção, pois pode alterar a bioquímica do organismo. Ansiedade e stress, por exemplo, são grandes vilões da saúde e podem levar a uma grande compulsão por doces como forma de repor a necessidade de prazer gerada pelos transtornos.

9. Praticar atividades físicas regularmente também ajuda!

Atividade física para diminuir a vontade de comer doces
Exercícios físicos diminuem a compulsão por açúcar!

A prática regular de atividade física faz com que sejam liberados mais hormônios do bem estar, o que diminui a compulsão por açúcar e ainda reduz a vontade e a necessidade de consumir muito carboidrato e doses altas de gordura.

10. Cuidado com as colheradas no café!

Cuidado para não abusar do açúcar no cafezinho
Prefira opções saudáveis para adoçar o café.

Mesmo quem diz não gostar ou não consumir muito doce pode abusar do açúcar sem perceber no café nosso de cada dia. Aparentemente inofensivas, as colherzinhas somadas podem elevar bastante a quantidade de açúcar no sangue, apresentando um grande perigo para a saúde. Mas isso não significa que você deva tomar seu cafezinho amargo…

Hoje em dia, há opções saudáveis de adoçantes no mercado como o Xylitol+ da Bodyfarma, preparado com ingredientes 100% naturais e com sabor similar ao açúcar. Feito à base de estévia orgânica e xilitol, não traz sabor residual e pode ser tomado por toda a família, desde crianças a idosos, colaborando ainda para uma melhor imunidade e saúde bucal. Pode ainda ser utilizado no preparo de receitas culinárias para levar mais sabor e dispensar o açúcar das sobremesas.

Adquira em nosso site!

Xylitol+

Adoçante natural Xylitol+ da Bodyfarma Nutrition

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!