Dicas de exercícios físicos para crianças em casa [entrevista]

Dicas de exercícios físicos para crianças em casa [entrevista]

O período da quarentena tem se demonstrado bastante desafiador para os pais em casa, que precisam reinventar diariamente atividades que entretenham os filhos e, ao mesmo tempo, os eduque e estimule mentalmente, afastando os mal estares decorrentes da pandemia e do isolamento social. Neste contexto, exercícios físicos em casa são ideais porque trabalham com o lúdico e têm um importante papel para o desempenho físico e psicológico de crianças e adolescentes.

Para ajudar os pais neste momento tão atípico, com ideias e propostas de atividades para os filhos, conversamos com o Professor Roberto Camargo, profissional de Educação Física especializado em motricidade e treinamento de força, além de fisioterapeuta cursando especialização em fisioterapia desportiva e proprietário da Academia Equipe RC, centro de preparação física e recuperação funcional músculo-esquelética no Rio de Janeiro.

Para quais idades é recomendado o exercício físico na quarentena?

Para o Professor, a atividade física é recomendada para crianças de qualquer faixa etária e também para adolescentes, especialmente durante a quarentena, período em que o entretenimento tende a ser sedentário (TV, internet, celular ou vídeo-game), podendo prejudicar a saúde dos jovens.

“Começam a surgir os problemas de coluna, dores musculares, dores articulares, até as ansiedades começam a ficar mais afloradas, podem entrar em depressões, começam a ficar irritados, incomodados e ficarem muito ativos, mas sem ter o que fazer, então são crianças irritadas.”

Entretanto, o Roberto recomenda um cuidado em especial ao local para a realização das atividades. É importante que os pais se atentem aos objetos ao redor, para que a criança não derrube nem tropece em nada. Ele recomenda retirar de perto vasos de plantas, mesas com ponta, cadeiras e quaisquer outros objetos que possam comprometer a segurança dos filhos.

Como os pais podem incentivar os filhos a se exercitarem?

O profissional de educação física e fisioterapia acredita que há uma oportunidade de gerar benefícios mútuos na relação entre pais e filhos na quarentena, gerando bem estar para todos na casa.

“…tem a interação do pai com os filhos, da família treinando junto, brincando junto… A gente aconselha que as atividades tenham sempre um cunho de ludicidade, sempre uma brincadeira, uma diversão, onde a atividade física esteja embutida.”

Para isso, aconselha que seja criada uma rotina de exercícios, principalmente junto com as crianças menores, enquanto adolescentes podem recorrer a exercícios funcionais com séries pequenas de 10 a 15 minutos que acompanhem seu ritmo ágil e consigam suprir neste tempo a necessidade diária deles de atividade física.

É preciso um treino para cada faixa etária?

Roberto defende que, ainda que seja ideal a elaboração de séries específicas para cada idade, é interessante que haja uma interação entre pais e filhos de idades diferentes. Inclusive, coloca a importância dos pais inspirarem os jovens em uma rotina ativa e saudável:

“…a gente brinca que o exemplo não é a melhor forma de educar, é a única. Então, a partir do momento que as crianças e os adolescentes estão vendo os pais praticarem exercício físico, eles irão querer imitar os pais. Eles podem até fazer o exercício junto com os pais, mas, mesmo que não seja a hora de eles fazerem os exercícios (no caso de crianças pequenas), eles estão vendo os pais fazerem os exercícios, e isso é uma coisa muito importante.”

Ideias de atividades físicas e lúdicas para fazer em casa

Confira, no vídeo a seguir, a entrevista completa com o professor Roberto Camargo. Ao final ele dá ideias de exercícios para serem realizados por toda a família de forma divertida, englobando atividade física e brincadeiras.

Família desanimada?

Para o desânimo não abater as crianças e os adultos durante a quarentena, é importante manter, além da atividade física, uma alimentação saudável e regrada, com todas as vitaminas necessárias ao bom funcionamento do corpo e da mente.

Um bom aliado para este e outros períodos em que é necessário ter um aporte de nutrientes adequados é o Chocobon da Bodyfarma, um achocolatado legal e natural, sem açúcares, com 13 vitaminas ativas e 7 minerais quelados, enriquecido com DHA (ômega 3, importante para o saudável desenvolvimento infantil).

[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Saiba mais sobre o Chocobon”]

Dicas de exercícios físicos para crianças em casa

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!