A relação entre a longevidade e a potência muscular

A relação entre a longevidade e a potência muscular

Um estudo universitário realizado no decorrer de 15 anos demonstrou uma relação direta entre o desenvolvimento da potência muscular e a longevidade. A dissertação de mestrado do brasileiro Leonardo Barbosa de Brito foi  conduzida sob orientação do Prof. Dr. Claudio Gil Araújo, que aponta a pesquisa como a primeira que foca especificamente na potência muscular para analisar a longevidade.

O trabalho rendeu como fruto, um teste que promete prever as chances de maior ou menor longevidade a partir das aptidões físicas apresentadas. O mesmo é feito a partir de exercícios simples que não exigem a necessidade de uso de nenhum equipamento.

Continue lendo para entender como funciona!

Exercícios de repetição, velocidade e coordenação motora prolongam a vida

Esta foi a conclusão da dissertação, que estudou quase 4 mil homens e mulheres entre 41 e 95 anos no período de 2001 e 2016 e trouxe a orientação da prevalência da potência sobre a força muscular como sendo os exercícios mais eficazes para a longevidade humana.

A pesquisa

Primeiramente, foi realizada uma série de exercícios pelos participantes, que levantavam pesos em duas ou três tentativas, realizando um aumento da carga entre elas. A partir disso, foi registrado o valor mais alto alcançado e calculado o esforço feito por quilo de peso corporal, determinando desta forma a potência muscular máxima de cada indivíduo.

Após, os participantes foram divididos em quatro grupos. O primeiro era composto por aqueles com a menor potência muscular e o último, com a maior. Cada indivíduo também foi analisado separadamente de acordo com o seu gênero (masculino ou feminino).

O resultado foi que aqueles que apresentaram uma potência muscular máxima acima da média, segundo seu gênero, tiveram taxas de longevidade mais altas, vivendo por mais tempo.

Sobre o resultado, o orientador da pesquisa declarou em entrevista à Medical News Today que “em uma idade avançada, levantar-se de uma cadeira e chutar uma bola depende mais da potência muscular que da força muscular. No entanto, a maioria dos exercícios com pesos se concentra neste segundo aspecto”.

Realize o teste que mede a longevidade

Para a pesquisa, foi desenvolvido um teste por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, educadores físicos e fisioterapeutas. O exame consiste em analisar o simples movimento de sentar e levantar do chão, em que são exploradas indiretamente as funções normalmente abaladas por doenças e sedentarismo.

A cada movimento, é conferida uma nota de 1 a 5, variando caso a pessoa desequilibre (perde meio ponto) ou utilize um apoio (perde 1 ponto), como os joelhos ou as mãos.  Siga os passos a seguir e realize o teste:

  1. Com uma roupa confortável e descalço, sente-se no chão sem apoiar em nada.
  2. Levante-se tentando não se apoiar em nada (mãos, joelhos, antebraços ou lateral das pernas).
  3. Verifique a sua performance e tire pontos caso tenha usado um dos recursos seguindo a imagem abaixo (para desequilíbrio, retire apenas meio ponto).
  4. Quanto maior for a sua pontuação, maior a sua longevidade.
Teste de longevidade
Siga os passos e avalie se você perdeu algum destes pontos. Fonte: site otempo.com.br

Fez pontuação baixa? Desenvolva sua potência muscular!

Não fique triste ou desanimado caso não tenha obtido uma pontuação alta pois, segundo o doutor, uma pessoa fisicamente apta geralmente reúne as cinco boas qualidades da aptidão física: “condição aeróbica, força e potência muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal.”

Sendo assim, você deve desenvolver melhor essas habilidades para ter uma boa performance no teste futuramente e consequentemente terá maiores chances de aumentar sua longevidade. O site da Época Negócios lista 5 dicas para desenvolver a sua potência muscular:

  1. Escolha pesos que não sejam nem tão leves a ponto de o exercício ficar fácil demais nem tão pesados que o tornem impossível;
  2. Faça de uma a três séries de levantamentos com 6 a 8 repetições;
  3. Levante o peso o mais rápido que consiga e o retorne à posição original lentamente, descansando entre cada série;
  4. Exercite tanto a parte superior quanto a inferior do corpo, alternando os exercícios entre uma parte e outra;
  5. Se o exercício ficar muito difícil, reduza o peso ou as repetições para evitar lesões, pois sentir muita dor é um sinal de alerta.

Não se esqueça de que o ideal é consultar um especialista de educação física para desenvolver estas atividades. Somente os profissionais do segmento estão adequados a dar uma correta orientação quanto às atividades e seus objetivos.

Nutrição é essencial para aumentar a longevidade

Para manter ou aumentar a sua longevidade, é indispensável ter uma boa qualidade de vida. Além dos exercícios físicos, a alimentação é uma aliada importante neste processo. Por isso, invista em produtos diferenciados orientados para o seu objetivo e potencialize seus resultados.

A Bodyfarma Nutrition acredita que hábitos saudáveis são a chave para uma maior longevidade e que qualidade de vida começa de dentro para fora. Por isso oferecemos produtos 100% naturais e funcionais, elaborados para o bem estar de toda a família com base no que é mais valorizado em relação a matérias primas, tecnologia, nutrição e sustentabilidade.

Para nós, a suplementação é o caminho para uma dieta mais completa e acessível para todos que desejam melhorar sua rotina alimentar, de forma prática e sem abrir mão do sabor.

Conheça nossos produtos e se permita experimentar uma vida com muito mais saúde, aumentando sua qualidade e expectativa de vida!

Conheça a linha Bodyfarma Nutrition[button et_class=”” target=”_self” style=”small” url=”https://bodyfarma.com.br/loja/” icon=”” title=”Acesse nossa loja!”]

 

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!