Treinar no frio: 5 motivos para enfrentar a preguiça

Treinar no frio: 5 motivos para enfrentar a preguiça

Treinar no frio é um verdadeiro desafio para quem mora em países tropicais, como o Brasil. O frio típico do inverno faz o corpo pedir por recolhimento, cobertas e comidas calóricas. Mas é justamente nesta época que a realização de exercícios regulares pode fazer a diferença. As vantagens vão desde o aumento do gasto calórico no treino a efeitos positivos sobre o sistema imunológico.

5 razões para vencer o frio e treinar no inverno

Abaixo, listamos alguns dos excelentes motivos em deixar a preguiça e a moleza do corpo de lado para treinar no inverno. Confira!

1. Você queima mais calorias no inverno

Como a temperatura corporal diminui durante o inverno, o corpo humano tende a gastar mais calorias para se manter aquecido na estação. É por isso que sentimos mais vontade de comer alimentos gordurosos ou mais calóricos. Mas, você não precisa nem deve ceder a essas tentações.

Ao invés de aumentar a ingestão de calorias, a adoção de uma alimentação balanceada aliada ao exercício físico regular pode ajudar bastante na queima de gordura.

2. Se exercitar no inverno aumenta a hidratação corporal

Além de o suor ser menos intenso durante o inverno, a atividade física durante a estação aumenta no sangue a quantidade de plasma (composto de 90% de água). Ou seja, ao contrário do verão, em que corremos muito risco de desidratação, podemos nos hidratar mais ainda no inverno com a manutenção dos treinos.

3. Melhor sensação térmica na prática de exercícios

Quem sofre de transpiração excessiva pode aproveitar a estação para colocar o treino em dia. Basta mandar a preguiça embora e ir para a academia lembrando que não irá transpirar tanto. Assim, há uma motivação extra para sair de casa.

Contudo, isso não significa que a pessoa deva parar de treinar no verão, mas que pode aumentar a quantidade de treino no inverno para aproveitar o melhor da estação. Que tal?

4. Mantém a boa forma física alcançada em outras estações

Pessoas que praticam musculação ou outro exercício físico regularmente devem ter em mente que deixar de se movimentar por um período, como uma estação, pode prejudicar todo o condicionamento físico alcançado.

Portanto, fuja das cobertas! Afinal, você tem muito trabalho a fazer no inverno para manter a boa forma alcançada em outras estações. Caso contrário, pode deixar todo o esforço ir por água abaixo. Pois, além da boa forma, a performance também fica bastante prejudicada no retorno.

Dicas para treinar no inverno
Afaste a preguiça e mantenha o treino no inverno para manter
a sua performance e a boa forma alcançada nas outras estações.

5. Efeito positivo sobre o sistema imunológico

Segundo um estudo de 1999 publicado no Journal of Applied Physiology, praticar exercício no frio faz aumentar no sangue a quantidade de células de defesa, como leucócitos e granulócitos, que regulam o sistema imunológico. Ou seja, treinar no frio faz você ter mais imunidade.

Mais dicas para você!

Outro bom motivo para não deixar de treinar no inverno é a academia mais vazia e confortável, sem a disputa de aparelhos ou de atenção dos professores. O resultado é um treino muito mais focado e um melhor rendimento.

Mas, atenção: lembre-se de aquecer bastante as suas articulações durante esta estação.  Aumentar o tempo da atividade aeróbica antes do seu treino habitual ajudará a evitar lesões.

Vencido o desafio de ir até a academia no inverno, não esqueça de turbinar o resultado do seu treino desfrutando de toda a tecnologia do Whey Vanilla Protein para suplementação proteica, aumento de massa e melhor recuperação muscular.

Vanilla Protein da Body Farma

E se precisar de uma forcinha extra para deixar a preguiça, invista em PEB Energy, composto por cafeína e óleo de cártamo. O termogênico da Body Farma te ajuda a ter mais energia e uma maior resistência aeróbica, melhorando sua performance no treino.

PEB Energy da Body Farma

Termogênico de cafeína

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!