Conheça 3 modalidades do ciclismo: pista, mountain bike e BMX

Um dos esportes mais praticados no Brasil é o ciclismo, e essa atividade não para de crescer, mostrando como o brasileiro gosta de curtir o lazer fazendo atividade física ao ar livre! Um dos pontos que chama a atenção para o esporte é que praticamente qualquer pessoa pode praticar o ciclismo, desde que ela tenha condições físicas e motoras para pedalar.

E o esporte é tão apaixonante que muitos praticantes que iniciam por lazer passam a participar de competições. Se você também tem interesse em se aventurar assim, continue lendo este artigo para conhecer três modalidades do ciclismo, suas diferenças e níveis de dificuldade das performances.

Modalidade do Ciclismo de pista

A adrenalina é o carro-chefe dessa modalidade pois as bicicletas não possuem freio. Para parar, os atletas usam os pedais que diminuem a velocidade. As três provas dessa modalidade são classificadas conforme a velocidade requerida. Veja a seguir!

  1. Velocidade / Sprint

Essa prova é a mais veloz. Os ciclistas partem de dois em dois, de forma mais lenta e analisando um ao outro. Para completar a prova, os ciclistas precisam realizar três voltas e apenas a última é cronometrada. Vence quem chegar primeiro.

  1. Velocidade por equipe / Team Sprint

Equipes com três ciclistas se posicionam lado a lado e precisam completar o número de voltas que corresponde a cada atleta. Em cada volta completa, o ciclista abre caminho para o outro colega da equipe. Vence quem concluir em menos tempo.

  1. Perseguição por equipes / Team Pursuit

Diferentemente do Team Sprint, a prova Team Pursuit é composta de quatro ciclistas ao invés de três. Durante a competição, há uma similaridade com a prova anterior, pois os atletas também alternam suas posições. Aqui, fica na frente o atleta que tem maior resistência ao vento. Ao final, ganha a prova a equipe que alcançar o grupo adversário ou terminar a prova em menos tempo.

Modalidade Mountain Bike

Existem vários estilos dentro do Montain Bike.

Essa modalidade exige espírito aventureiro pois proporciona muita emoção e manobras arriscadas. Existem vários estilos do mountain bike, entre eles: Cross country, Freeride, Downhill e Trip Trail.

A disputa acontece em uma pista de terra com subidas e descidas e, em alguns estilos, possuem obstáculos. Em algumas competições em que os atletas fazem a largada juntos, o vencedor é o que cruza a linha de chegada primeiro. Outras, em que os competidores correm sozinhos, o vencedor é o que realiza a competição em menos tempo.

Nesta competição, as bicicletas possuem amortecedores traseiros e dianteiros e pneus com uma resistência maior. Além disso, o peso das bicicletas varia entre 8Kg e 9Kg.

Modalidade Bicycle Moto Cross (BMX)

O BMX se divide em Racing e Freestyle.

Essa modalidade exige mais habilidade e é uma mistura de adrenalina com manobras espetaculares. Neste tipo de ciclismo, a bicicleta tem os pneus menores, com cerca de 20 polegadas de diâmetro.

O BMX se divide em dois estilos:

  • BMX Racing: os atletasdisputam a corrida numa pista circular com vários obstáculos. O vencedor é o atleta que conclui o percurso primeiro. As distâncias percorridas variam entre 300 e 400 metros e os atletas completam a prova em cerca de 40 segundos.
  • BMX Freestyle: nesse, o que conta são as manobras radicais. Ganha o competidor que conseguir notas mais altas na avaliação dos juízes.

Como modalidades do ciclismo esportivas, estes tipos requerem uma dedicação maior do que a prática apenas para lazer. Além disso, para alcançar seus objetivos, o ciclista presa de uma mudança na sua rotina, não apenas de treino, mas também alimentar.

O que muda na alimentação do ciclista?

A alimentação reflete diretamente na performance durante o pedal.

Para o ciclista estar bem preparado para encarar as competições é necessário manter a saúde física em dia e o organismo pronto para o esforço requerido nos treinos e nas provas. A alimentação reflete diretamente na performance durante o pedal e também evita danos decorrentes do desgaste do esporte, como dores musculares, fadiga, risco de doenças, injúrias etc.

É de suma importância consumir a quantidade diária ideal de proteínas para garantir músculos fortes e resistentes, que equivale 1 a 1,2 gramas por quilo para uma pessoa normal, podendo chegar a 1,4 gramas por quilo, dependendo do objetivo.  O ideal é ter o apoio de um nutricionista ou médico nutrólogo para os ajustes caso a caso.

Além disso, o atleta não deve descuidar da sua hidratação, nem realizar dietas altamente restritivas de carboidrato, pois estes são essenciais para fornecer a energia necessária para este tipo de exercício.  Como estratégia de suplementação, o PEB ENERGY é de grande valia no aumento de performance, pois gera energia prolongada e mais disposição para percursos longos e intensos.

[button et_class=”” target=”_self” style=”medium black” url=”http://bodyfarma.com.br/energy” icon=”” title=”Saiba mais sobre o PEB Energy”]

Alimentos gordurosos e de difícil digestão comprometem o rendimento do atleta e devem ser evitados antes dos treinos ou competições. Você pode ver mais detalhes de quantidade de proteínas de acordo com o seu tipo de atividade física e objetivo neste artigo em nosso Blog:

[button et_class=”” target=”_self” style=”medium black” url=”https://bodyfarma.com.br/como-tomar-whey-protein-para-emagrecer/” icon=”” title=”Como tomar Whey Protein”]

Acrescente os wheys da Bodyfarma na sua rotina alimentar!

O Cacao Protein e Vanilla Protein são wheys 100% isolados e hidrolisados que garantem a suplementação de 23g de proteína por porção e podem ser consumidos de diferentes formas além do shake. Confira receitas deliciosas e criativas com whey protein em nosso site:

[button et_class=”” target=”_self” style=”medium black” url=”https://bodyfarma.com.br/?s=receitas+com+whey&post_type=product” icon=”” title=”Receitas com whey”]

Agora, se você acha que seu rendimento está baixo e quer aumentar sua performance no ciclismo, recomendamos a leitura do artigo:

[button et_class=”” target=”_self” style=”big black” url=”https://bodyfarma.com.br/como-turbinar-sua-performance-no-pedal/” icon=”” title=”Como turbinar sua performance no pedal”]

 

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!