Drª Giuliana Bottino - Dezembro Laranja

DEZEMBRO LARANJA: como se preparar para a chegada do verão!?

Entrevista com a dermatologista especialista Dra. Giuliana Bottino

DEZEMBRO LARANJA: DICAS PARA SE PROTEGER DOS RAIOS UV E COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INTERFERIR.

Vivemos num país tropical onde o verão é sinônimo de sol, praia, pele corada e marquinhas de biquíni. Mas para aproveitar essa época tão gostosa do ano sem comprometer a saúde, convidamos a médica Dra Giuliana Bottino, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para dar dicas de como se cuidar durante a estação mais quente do ano.

Confira a matéria completa onde ela nos conta os principais cuidados para se proteger dos efeitos da radiação solar, os alimentos que nos ajudam neste processo e qual a melhor maneira de garantir um bronzeamento saudável e sem riscos.

Fatores de Risco x Prevenção

A radiação UV é o maior fator de risco  para o câncer de pele, mas outros fatores contribuem para o desenvolvimento do problema, como a radiação ionizante, intoxicação por metais pesados, além do tipo de pele e a história familiar.  Mas você sabe como se prevenir?

Segundo a Dra Giuliana a preocupação com a exposição solar deve acontecer desde a infância

[blockquote]

“As crianças merecem uma atenção especial na proteção solar, pois a exposição ao sol até os 18 anos de idade pode provocar danos na pele do adulto. O sol tem efeitos cumulativos na pele, provocando danos no DNA das células,  principalmente se houver uma predisposição genética. Devemos evitar ao máximo a queimadura solar nas crianças.”

[/blockquote]

O ideal é evitar a exposição no período entre 10h e 16h, sempre usando protetor solar. A Dra Giuliana Bottino ensina a quantidade correta de filtro que deve ser usada diariamente para a proteção adequada contra os raios UV.

[blockquote]

“Quando a gente aplica no rosto, deve-se utilizar o correspondente a uma colher de chá. Muitas pessoas aplicam menos e acabam se expondo o dia inteiro ao sol. Isso não está correto.” alerta.

[/blockquote]

Observar alterações em pintas e visitar o dermatologista é de suma importância.  No caso de peles maduras outros sinais devem ser observados, como por exemplo  uma ferida que demora a cicatrizar.

[blockquote]

“Os idosos têm a pele mais frágil, mais seca e com um menor número de glândulas sebáceas na idade avançada. Sendo assim, devem hidratar mais a pele e ter cuidado com a exposição solar em excesso. Feridas que não cicatrizam são sinais de alerta de um possível surgimento de câncer de pele. 

[/blockquote]

Como a alimentação pode interferir?

Nossa  pele possui uma defesa antioxidante natural para proteção contra a radiação ultravioleta, mas a exposição constante sobrecarrega essa defesa podendo levar a danos oxidativos, envelhecimento precoce até o câncer de pele.

[blockquote]

“É lógico que o sol é importante para nossa saúde. A conversão da Vitamina D na sua forma ativa, é feita na pele através da radiação ultravioleta e isso também tem que ser levado em conta. Mas uma exposição pequena dos braços e pernas por 15 minutos diariamente já é o suficiente” defende a Dra. Giuliana.

[/blockquote]

Uma maneira de ajudar a retardar e diminuir esses danos é através de uma dieta rica em alimentos antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres no organismo como um todo. Os alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno aceleram o bronzeamento, pois as substâncias ajudam na produção de melanina, o que é responsável pela cor da pele

A Dra. Giuliana cita abaixo alguns dos principais alimentos que devem estar presentes na dieta principalmente neste período.

  1. Carotenóides: muito importantes, estão presentes na cenoura, abóbora, mamão, alimentos mais alaranjados.
  1. Licopeno: encontrado no tomate, principalmente o cozido. “Ou seja, o molho de tomate é excelente no combate aos radicais livres.” 
  1. Flavonoides: Cacau, chocolate meio amargo e recomenda o consumo de “um quadradinho de chocolate meio amargo por dia” 
  1. Selênio: encontrado nos nuts, como as castanhas.
  1. Zinco:, presente em carnes vermelhas, ostras, fígado, ovos. “E  no próprio feijão, que também é rico em ferro e mais um alimento para somar nas medidas para diminuir os riscos”
Dezembro-laranja-alimentos-beneficos
A principal recomendação é ter uma alimentação variada e equilibrada, sempre com pratos bem coloridos para a ingestão de todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.

Vale lembrar que devemos consumir em média 2 litros de água por dia. Além disso, podemos optar por sucos naturais e sem açúcar. O melhor é evitar os sucos e bebidas industrializada

[blockquote]

“Já está comprovado que alimentos com alto índice glicêmico e o consumo excessivo de açúcar podem acelerar o envelhecimento precoce e também piorar a acne. Acredito que  os adoçantes naturais, como o Xilitol+ são uma solução interessante para substituir esse paladar doce”

[/blockquote]

Leia também: Alimentação para prevenir o câncer 

Melasma, marcas de acne e vitiligo

A Dra Giuliana explica sobre os problemas de pele que merecem maior atenção nesta época, os cuidados e sinais de alerta que devem ser observados.

[blockquote]

“Quem tem melasma não pode se bronzear pois a radiação UV vai piorar a mancha. Até mesmo a radiação infravermelha (calor) piora o melasma. Pessoas com cicatrizes de acne se estiverem em tratamento devem evitar a exposição solar, pelo risco de desenvolver manchas.

Pacientes com vitiligo devem ter cuidado para não fazer queimadura solar, mas a exposição 15 minutos por dia é benéfica e muitas vezes faz parte do tratamento”.

[/blockquote]

 

Praticantes de atividades físicas

Exercícios na Praia
Pratique esporte pela manhã cedo, antes das 10h

No verão, as pessoas também preferem se exercitar ao ar livre, seja de forma individual ou coletiva. Para quem pratica esportes sob o sol quente, a Dra. Giuliana dá as seguintes dicas:

[blockquote]

“Deve-se praticar esporte pela manhã cedo, antes das 10h; aumentar a ingestão de água; aplicar protetor solar em bastão para não escorrer nos olhos; usar chapéu, óculos e roupas com proteção UV.”

[/blockquote]

Cor do pecado

Para quem quer manter o bronzeado por mais tempo, a hidratação é fundamental para evitar que a pele descasque e resseque. Use cremes após o banho e mais uma vez, lembre-se de ingerir bastante água.

Onde encontrar a Doutora?

Drª Giuliana Bottino
Drª Giuliana Bottino

A Drª Giuliana Bottino é dermatologista com título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pós-graduada em Dermatologia pela PUC – RJ Instituto de Dermatologia Professor Azulay e preceptora do setor de Cosmiatria do Instituto Professor Azulay / Santa Casa.

Atende na Clínica Amaral & Bottino Dermatologia, no  Le Monde Office

Av das Américas 3500 -Hong Kong 3000, bloco 7, sala 208,  Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Instagram: @giulianabottino_md_   e @clinicaamaralebottino

Siga as dicas!

Experimente uma vida mais saudável trocando o açúcar pelo adoçante natural Xylitol+ da Bodyfarma, recomendado no vídeo.  E para uma alimentação mais completa e balanceada  para toda familia, experimente também o Chocobon.

Xylitol+ Plus 200g

[button et_class=”” target=”_blank” style=”medium black” url=”https://bodyfarma.com.br/xylitol-plus/” icon=”” title=”Experimente!”]

Obesidade Infantil: fatores que influenciam e como prevenir [Entrevista]

[button et_class=”” target=”_blank” style=”medium black” url=”https://bodyfarma.com.br/chocobon-achocolatado-saudavel-vitaminado-dha/” icon=”” title=”Experimente!”]

 

Baixe gratuitamente o nosso e-book de receitas fitness!